KUVASZ E OVELHAS

Desde que começamos nossa criação, poucos foram os cães direcionados para trabalho. Antes de atuar nessa área levamos alguns anos analisando, estudando e coletando informações para tentar fazer o melhor.


Kuvasz e Ovelhas: Prince of the Dogs

A algum tempo, vinha me aprofundando no estudo de raízes de onde estaria o Real Kuvasz, com  função de guarda e pastoreio. E foi atráves de Ferenc. Dr Nagy , presidente  do HUNGÁRIA KUVASZ KLUB (ETESZ) clube do qual somos membros hoje, que trouxemos Sarréti Sinka Dajka do criador István Szabó, coordenador do projeto Kuvaszok És Nagyragadozk.


Hoje posso afirmar  com certeza que independente da forma que nascem ou são criados em uma ninhada, poucos são os cães que se assemelham ao comportamento de Dajka.


Kuvaszok és Nagyragadozók Természetvédelmi Program

Em 2011 chegou ao Brasil a Kuvasz Sarréti Sinka Dajka, ela veio trazer a genética do verdadeiro Kuvasz de trabalho. A experiência tem sido maravilhosa. Observar as diferenças, foi entender o que acontece aqui. 


Em uma raça que esteve quase extinta no pós guerra, resgatar as raízes não é tarefa fácil. Até então priorizamos nossa criação voltada para a função de Guarda de residências e Cia, tarefa que o Kuvasz realiza de maneira exemplar, e incorruptível. Aliamos temperamento á socialização, o que vem ajudando muito  a convivência dos filhotes em novas famílias, e gerando protetores fantásticos.

Kuvasz e Ovelhas: Prince of the Dogs

Mas tínhamos um projeto: Expansão do Kuvasz em sua real função no Brasil, para guarda  em trabalho de campo com caprinos e ovinos e pecuária. Esse objetivo só seria possível, após entendermos a genética que estávamos conseguindo com a criação nacional.


Em 2011 conseguimos chegar no Real PADRÃO (físico)  da raça, sem utilizar nenhuma importação. Isso não  acontece da noite para o dia., leva tempo, acasalamentos corretos e manejo.


Então estava chegada a hora das importações, para fazermos as correções  que achamos necessárias. Em Março/2011 trouxemos dois Lofranco’s Canadá de uma nova geração, que vai corrigir os problemas de frente da criação nacional.


Em 2012, era chegada a hora de buscar as raízes e resgatar as reais funções da Raça para o Brasil. A escolha de quem viria ao Brasil, veio por HUNGÁRIA KUVASZ KLUB (ETESZ) - Ferenc. Dr Nagy – Presidente - que reconhece o Kuvasz como Patrimônio do Tesouro Nacional da Hungria, e István Szabó criador na Hungria e coordenador do Projeto.


Kuvasz e Ovelhas: Prince of the Dogs

Um irmão de nossa Sárréti Sinka Dajka, Sárréti Sinka Detre vive hoje no Projeto Kuvaszok és Nagyragadozók Természetvédelmi Program (Transilvânia) já apresentando excelente aproveitamento e coragem.


O projeto hoje se localiza  em ambiente de REAL perigo onde vivem , lobos , ursos e Linces. O Programa  de conservação de grandes carnívoros e Kuvasz iniciou suas atividades em 2007, com pesquisa de trabalho de campo na Hungria, Romênia e Eslováquia.


Entre os Objetivos do Projeto estão:
» O resgate da verdadeira identidade do Kuvasz como verdadeiro Pastor Húngaro.
» Preservação  dos carnívoros de grande porte protegidos por lei: Ursos, Lobos e Linces
» Apresentar e divulgar no exterior
» Evitar danos as espécies selvagens  nativas da bacia de Carpátos de todos os 3 paises:
» Hungria, Eslováquia e Romênia.
» Apresentar e promover o Kuvasz como Cão Pastor.
» Gene de proteção
» Os filhotes que são levados ao Projeto são oferecidos por 18 criadores de 4 paises.
» Hungria, Sérvia, Eslováquia e Romênia.
» Os filhotes são doados ao projeto para alcançar os objetivos a longo prazo.


Após 100 anos de pausa, os Kuvasz foram devolvidos as originais condições de trabalho, como cão pastor perto dos rebanhos "Em 4  anos de trabalho , pode-se afirmar com certeza que a raça Kuvasz pode ser aplicada efetivamente no trabalho de proteção contra grandes carnívoros,e proporcionando um máximo desempenho com o rebanho." ( Bölöni Botond)


Kuvasz e Ovelhas: Prince of the Dogs

Combinando a criação, e  o ambiente real ,  o projeto conseguiu  resgatar a verdadeira identidade do Kuvasz e sua função. 


A união da proteção da criação de ovinos  e caprinos aliada a preservação de carnívoros e animais silvestres, é o grande objetivo alcançado pelo K&N, o Kuvasz alcançou 100% de sucesso. 


A identificação correta do filhote  certo para a função é primordial. A genética Húngara  é muito diferente da que temos aqui, e Sárréti Sinka  Dajka veio nos mostrar isso.


Ela  foi analisada e monitorada durante esses 2 anos, e as diferenças são muito claras. Nosso objetivo com a chegada dela, foram dois: Aprimorar a genética do Kuvasz de Trabalho e melhor identificação dos filhotes para essa função.  Posso afirmar que em  cada ninhada , poucos são os filhotes que se assemelham a ela para a função do trabalho independente da forma de criação.


Um Kuvasz não mataria um Urso ele nem conseguiria, mas é na hora do ataque ele se aproxima, e os irrita, fazendo com que  percam  o sentido da caça ao rebanho e recuem.




Kuvasz e Ovelhas: Prince of the Dogs

Os Lobos já não respeitam muito os cães, eles temem mais os Humanos e nunca um cão conseguiria matar um Lobo jovem  e saudável, o objetivo é a PROTEÇÃO. Os Lobos da região do projeto são altos e fortes chegam a ter 70 cm e peso entre 40/50Kg., tamanho similar a um Kuvasz, mas os Lobos CHEFES* São muito grandes e os dentes muito maiores.


A primeira ninhada de Dajka, esta programada para 2014, e esses filhotes serão direcionados para trabalho.


Abriremos inscrições atráves do e-mail:
kuvasz@kuvaszprince.com.br


Tanto para aquisição ou para Doação a projetos.


Nossos agradecimentos á:
Kuvaszok és Nagyragadozók Természetvédelmi Program
Kuvaszok an large carnivors (or predators) conservation program.


E aos coordenadores:
» General Director of K&N: Mr. Ferenc PUSKÁS (environmental engineer)
» Transylvanian LOCAL project Manager: Mr Bölöni Botond
» Coordinator : Mr: István SZABÓ
http://www.kuvaszokesnagyragadozok.hu/hu/


Vídeos gentilmente cedidos pelo projeto http://www.kuvaszokesnagyragadozok.hu/hu/
Kuvaszok és Nagyragadozók Természetvédelmi Program 2007 - 2009 from Bölöni Botond on Vimeo.
http://vimeo.com/24239351
http://vimeo.com/24404719
http://vimeo.com/24236448
http://vimeo.com/24266935


Logo Prince of the Dogs
Kuvasz & Newfs
Valéria Carvalho / Heloisa Carvalho
contato@kuvaszprince.com.br | Fone: (31) 9 9277-7209 (TIM)
Patrocinado por Farmina
Todos os Direitos Reservados ® 2013
Designed by: TH-PROJECT.com